terça-feira, 4 de outubro de 2022

"O Inimaginável" - Quando a razão fala mais alto que as diferenças

O Inimaginável aconteceu...

Quando a razão precisou falar mais alto que as diferenças.

Discurso do Geraldo Alckmin na cerimônia oficial da candidatura de Lula e Alckmin como vice de Lula, onde ele fala que é um dever como defensor da democracia defender Lula a exercer seu mandato até o final, citando a barbárie ocorrida em 2018.

Mesmo sem forças no momento, eu, Tati Sales, preciso como um ser humano politizado, mas sobretudo humano, compartilhar em alguns meios os fatos de violação e perigo que nossa democracia está vivendo, onde o fascismo já sutilmente se instala nas falas e atitudes do cidadão comum como no caso da marmita onde lembrou recentemente Márcia Tiburi em seu programa na TV 247, e também como Tiburi explica em seu livro "Como falar com um facista" lançado em 2015. Para relembrar, Márcia Tiburi está exilada na França no momento. Motivos, pesquise, por favor, vamos criar o hábito da pesquisa saudável procurando fontes confiáveis de comunicação. Enfim...

O fascismo mais perigoso é quando ele começa se instalando como um vírus nas entranhas de um povo, aos poucos, e sem perceber esse povo está participando de um sistema que em algum momento "portas amanhecerão com uma estrela amarela". O preconceito pode chegar a desfechos "inimagináveis", em que o povo é usado e quando dá-se conta que colaborou para uma barbárie, já era. O desfecho pode ser de tantas variadas formas como nossa história desde o início da civilização diz, que tememos o que aqui pode acontecer.

O perigo aqui no Brasil é que o próprio povo brasileiro já compactua com o seu líder atual, como demonstrou o resultado assustador nas urnas... governadores, senadores e deputados federais bolsonaristas fazem-se maioria, em que há agora a possibilidade, caso o Lula não vença as eleições, de um STF bolsonarista. Pesquise motivos.

O que vim dizer na verdade é que levantou-se um estudo mostrando que 30% dos eleitores bolsonaristas são evangélicos. Um programa no MyNews de hoje com a jornalista brilhante Myrian Clark, para citar uma fonte, leva um mestre especializado em religião e neoliberalismo explicando os fatos, para quem quiser ver.

Houve críticas no decorrer da campanha do Lula, onde dizem que perderam votos em sair mais nas ruas em comícios, visitas e palestras (que é o perfil do Lula o de falar diretamente com o povo), e pouca campanha na rede digital. Que (ao meu ver) não deveria ser permitido react, live, canal de candidatos em período de eleição sem mediadores, mas que é um fato acontecendo e que a campanha de Lula deveria fazer mais uso desse fato.

Quero chegar no ponto da importância do Geraldo Alckmin como vice de Lula.

Dentre tantos aspectos positivos e dado as informações acima, hoje tem um Podcast do Alckmin falando diretamente com o eleitor evangélico, voltado ao público evangélico, com todo o respeito que a religião merece e com a capacidade oratória que é inegavelmente articulada, porém de fácil compreensão dele.

E muitas pessoas querem ouvir um podcast do Alckmin, claro.

Como eu disse a um amigo ontem que estava tão aflito como eu com o resultado da eleições e com a bancada bolsonarista que se formou, acredito que o Geraldo Alckmin faz no tabuleiro de xadrez da candidatura do Lula nessa campanha angustiante, o papel da peça da rainha em que ele se movimenta para todos os lados com muita facilidade e vai contribuir muito para a nossa chance de acabar com esse horror bolsonarista digno de livros de histórias distópicas de sistemas perversos em que estamos vivendo.

Por isso compartilho o discurso do Alckmin e meu texto com muito respeito, acreditando sim que o Lula é um grande estadista que foi capaz através do seu ânimo interior e para muitos incompreensível amor a esse país que o injustiçou e humilhou lançando-o a uma cela sem o merecer... fazer o "inimaginável". Unir pessoas de tantas diferentes ideologias com passados de divergências árduas e algumas bem complicadas, criando um programa amplo de desenvolvimento para sairmos das ruínas nesta sombra que paira esse país como uma nuvem negra cada dia que passa maior, mais pesada e mais densa.

Desejo que esses políticos consigam nesses trinta dias, até o dia da votação no segundo turno toda a força e sabedoria humana que lhes forem capaz.

Como disse Duvivier no Gregory News, para podermos semear rosas vermelhas Ciristas, antes precisamos garantir que se tenha a próxima primavera.

Tatiane Sales

03/10/2022

Veja o pronunciamento racional de Alckmin:

https://youtu.be/j4-g7opR_bA

Nenhum comentário:

Postar um comentário