sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Aventuras e sofrimentos!

Essa carta foi enviada a mim por um grande amigo num momento de completa desilusão amorosa, em que o meu desespero extinguia minha energia e minha juventude de tal forma, que eu achava que minha vida não teria mais volta. Espero que essas palavras possam ajudar de alguma forma, como me ajudou:

Querida Tati, realmente as coisas do coração, da paixão e do amor, são perigosamente bombásticas e extremadas.
Sei perfeitamente do que você está falando, pois, em ocasiões passadas, isso tudo aconteceu comigo e me causou um grande prejuízo emocional, cujo tempo ficou encarregado de evanescer! 
Os seres muito sensíveis e "especiais" como você, afetam-se e indignam-se ainda mais com essas tragédias passionais individuais!
Por outro lado, jamais pode haver aperfeiçoamento e experiência individuais sem o sofrimento. Somente aqueles que provaram de todo o amargôr da desilução é que estarão aptos para poder degustar e dimensionar melhor a melifluidade de uma nova relação. O meu querido poeta Borges, em dada ocasião, nos brindou com uma reflexão muito interessante! Ele disse que
o amor em relação a uma pessoa pode ser a qualquer momento transferido a outra sem que haja nenhuma perda qualitativa dessa oferenda! É claro que a desilusão e o sofrimento existem, porém, nota-se que eles podem rapidamente dar lugar a uma nova relação e assim por diante. Essa trajetória é intermitente até o momento em que venhamos a encontrar a pessoa certa, ou pelo menos a que corresponde adequadamente às nossas aspirações e desejos individuais. 
Os surrealistas dizem que a pessoa amada será reconhecida no futuro. Em apenas um instante o percepto indicará ao coração que se trata daquela exata "persona", a verdadeira, a que será eterna e absoluta. Isso, em parte é uma grande verdade!
Os românticos, como nós, desejam unir a "perfeição"  pré estabelecida e sonhada com a prova de realidade que irá advir do relacionamento. Nesse sentido, a idealização do amor é muito perigosa, pois acaba sempre estabelecendo um diferencial muito discrepante em relação a realidade!
De fato, minha querida Tati, não há como se amar sem haver o perigo do sofrimento e da desilução posteriores.
Acho que o mais importante é não alimentarmos masoquisticamente as lembranças do amor que se foi. As musicas, os fetiches, tais como os pequenos fragmentos que estavam associados ao ser amado, devem ser eliminados ou pelo menos suprimidos!
Para que possa haver a eficaz superação dessas situações, a vontade de mudança real deve prevalecer muito acima da lembrança e do desejo de se rememorar infindavelmente as situações passadas.
Vou lhe contar agora algo que aconteceu comigo: Fiquei casado por 29 anos com uma mulher que era, na verdade, como uma irmã e não propriamente uma amante no sentido literal do têrmo! Após a separação, que ocorreu há quase quatro anos,
sofri uma grande decepção e parecia que o mundo estava para desabar, porém, como não há nenhum bem nem mal absolutos, essa separação fez com que uma linda jovem Yuguslava que já era minha admiradora desde os dezessete anos viesse para os meus braçosIsso representou uma mudança tão maravilhosa em minha vida amorosa que todo aquele passado virou fumaça e uma nova vida descortinou-se em meu horizonte de possibilidades! 
Essa minha linda "musa aveludada" representa para mim o que há de mais delicioso e prazeroso no mundo! 
Querida Tati, um amor só pode ser curado com outro amor! Após essa constatação você perceberá que todo aquele sofrimento pelo amor perdido foi inútil, pois, essa condição não foi suficiente para que a pessoa desejada fôsse resgatada! Deve-se ter em mente que sempre poderá haver alguém muito melhor para poder substituir um amor anterior! Por mais que as nossas conclusões venham a contradizer essa idéia, a experiência mostra o contrário!
Você é jovem e muito bonita, portanto, jamais feche o seu coração por causa de um ferimento ocasional. Siga em frente, ofereça sua figura e sua inteligência a outro, não tenha medo de se machucar novamente, pois a vida é assim mesmo. Nossa missão maior é a de poder extrair do decurso temporal o que há de mais interessante e intenso para nosso prazer e, consequentemente afastar a dor e o sofrimento para bem longe de nossas vidas.
Quando passamos a amar alguém, geralmente ofertamos a essa pessoa uma grande parte de nós mesmos e assim sendo, quando algo de mal acontece, sentimos essa perda em dobro. Isso deve também ser analisado para que possamos saber até que ponto o nosso amor e afeto pela pessoa era narcísico, ou realmente advindo dos atributos individuais continos na própria pessoa!
Tati, sei que é difícil, porém, procure novas atividades, quebre a rotina anterior e dê oportunidade a você mesma para que haja a superação rápida desse percalço. Saiba que há inúmeras pessoas no mundo que também possuem muito amor no coração e que estão como você desejando compartilhá-lo!
Sei que você é muito inteligente, além de espirituosa! Você possui uma verdadeira usina de transformações em sua mente e isso deve também ser utilizado racionalmente para que você possa desmontar esse castelo de ilusões atual e dar lugar a um novo continente onde encontrará novos amores ou o amor definitivo de sua vida!
Bjs e abraços carinhosos,
El magico que fara desaparecer todo el sofrimiento de la bella Tati del corazón!

Nenhum comentário:

Postar um comentário